Todo instrumento necessita de cuidados específicos periodicamente.  Com as guitarras não seria diferente. Com os cuidados certos, você prolonga a vida útil do seu instrumento. Também mantém o seu timbre natural, seu acabamento e pode até mesmo evitar problemas futuros.

1 – Mantenha Seu Instrumento Em Uma Case Apropriada

Uma vez que o instrumento está protegido em sua case ou bag, a probabilidade de serem danificados com pancadas, arranhões ou até mesmo quebrar alguma parte da guitarra é bem menor. Dê preferência àquelas adequadas para seu instrumento, seja em modelo ou tamanho, pois o risco de acidentes reduz significativamente.

2 – Mantenha Longe do Calor e da Umidade

Evite expor seu instrumento ao sol. Guitarras quando são expostas ao calor correm o risco de empenar e desbotar, prejudicando o instrumento. Por outro lado, a umidade também pode colocar a qualidade da guitarra em risco, pois aumenta os riscos de oxidação e ferrugem não apenas das cordas, mas de todos os componentes.

Evitar a umidade na hora de limpá-la também é necessário, assim como evitar utilizar limpa-móveis, que podem vir a desbotar o instrumento. Para isto, já existem produtos adequados no mercado que não vão afetar a guitarra.

3 – Limpe Seu Instrumento Depois De Tocar (Ou Ao Menos Uma Vez Por Semana)

Cuidar-da-sua-guitarra 7 Dicas Para Conservar seu Instrumento MusicalDepois de tocar seu instrumento, seja em um show, ensaio ou apenas uma jam, limpe-o. A oleosidade presente nas mãos pode facilitar a ferrugem nas peças, alterar o timbre e oxidar as cordas.

Mas, novamente, utilize um produto adequado para isso.

Caso você não tenha tempo (ou paciência) para limpar o instrumento sempre que utilizá-lo, tente utilizar ao menos uma flanela, o que já vai ajudar bastante.

4 – Trocar Uma Corda Por Vez

Um erro bem comum é trocar todas as cordas de uma só vez! Quando for trocar o encordoamento, troque uma corda por vez. Dessa forma, o braço da guitarra vai se ajustando à pressão das cordas novas aos poucos, evitando que empene.

É indicado também limpar o braço da guitarra ao trocar as cordas, evitando o acúmulo de oleosidade e umidade entre os trastes.

5 – Leve Seu Instrumento A Um Luthier

Ao menos uma vez por ano leve seu instrumento a um luthier para que seja feito um check-up em sua guitarra. Ele fará a manutenção correta, caso seja necessário.

Leve também ao luthier caso seu instrumento tenha sido danificado de alguma forma. Ou ainda, caso você queira alterar algo na guitarra (desde um componente até à pintura). Ele fará as regulagens e qualquer restauração necessária da forma correta, evitando maiores danos. Mas lembre-se sempre de procurar um bom profissional.

6 – Evite Deixar Seu Instrumento Próximo A Aparelhos Com Fortes Correntes Eletromagnéticas

Poucos sabem, mas aparelhos com fortes correntes eletromagnéticas podem ocasionar a desmagnetização dos captadores. São os captadores que transformam os sons das vibrações das cordas em um sinal elétrico, permitindo a amplificação, e a desmagnetização dos captadores pode ocasionar em uma alteração do som final – perca de qualidade!

Portanto, evite deixar seu instrumento próximo a motores rotativos, transformadores, celulares ou qualquer outro aparelho com fortes correntes eletromagnéticas.

7 – Coloque Seu Instrumento Musical Em Um Suporte Correto

De nada adianta guardar seu instrumento em uma case ou bag e não armazená-lo da forma correta.

  • Evite apoiá-lo no chão, móveis ou simplesmente larga-lo em cima do sofá. Fazer isto evitará que ele empene ou até mesmo danifique o braço, corpo, tarraxas ou qualquer outro componente.
  • O ideal é apoiá-lo em suportes adequados para seu modelo, sejam suportes de chão, aqueles que apoiam a base da guitarra e o braço, ou mesmo suportes de parede.
  • A forma que ele será transportado também é importante: Evite levá-lo em meios de transporte que possam prejudicá-lo. Por exemplo, bancos de carros, onde o risco de quedas é consideravelmente maior numa curva ou freada brusca.

Fonte: Mestre da Guitarra

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *