7-Dicas

18 fev Dicas Para Uma Boa Conservação Do Seu Instrumento

Venho através deste post compartilhar algumas dicas para melhor conservação do seu instrumento:

A cada dia que passa a gente vai ganhando mais experiência no assunto e gostaria de compartilhar com todos vocês…

Não é muito comum, mas de vez em quando alguém me fala sobre alguns defeitos em seus instrumentos. O mais comum é:

“O meu instrumento empenou o braço, ondulou ou baixou o tampo”… Na verdade, um instrumento para ter boa sonoridade acústica, tem que ser fabricado com certa sensibilidade, de modo que ele tenha boa vibração interna. E por ser feito de madeira, material orgânico que está sujeito a variações de tensões, temperatura e umidade, isso acaba deixando-o de certa forma meio frágil.

Percebo que o que mais provoca esses tipos de problemas é o uso de cordas muito pesadas e deixar o instrumento continuamente afinado… Ora, se ele é feito de um material de certa forma frágil, e se movimenta com as variações climáticas, certamente a tensão provocada pelas cordas vai forçando em um só sentido, sem ter nada para contrariar ou pelo menos descansar por um período de tempo para evitar a continuidade do problema.

Para evitar danos dessa natureza, aconselho não usar cordas muito pesadas e, sempre desafinar o seu instrumento toda vez que for viajar, ou quando o mesmo não estiver em uso… No caso do bandolim, deixar afinados só o primeiro e o último par para manter o cavalete no lugar correto.

É bom mantê-lo sempre dentro de um estojo e afastado do calor ou umidade excessiva, se possível, seria bom para o músico dedicado, ter  pelo menos dois ou três instrumentos, mesmo que não sejam top. Isso mas para ir revezando e deixando o top para apresentações especiais como shows e gravações… Assim, ele manteria os instrumentos descansados de três a seis dias por semana e evitaria até mesmo maiores desgastes nos trastes… Inclusive tenho clientes que procedem dessa maneira e o resultado é positivo.

Verifique sempre que puder, se não tem alguns parafusos das tarraxas folgados, isso acaba danificando-as mais rapidamente!

No Comments

Post A Comment