pedrotoca-g

Biografia de Pedro Santos

 

Incentivado pela arte de trabalhar com madeira e tocar viola, decidiu fabricar seu primeiro instrumento, isso por volta do ano de 1990. No começo teve muitas dificuldades para iniciar o trabalho, pois não havia informação disponível, só depois de muita mão de obra e desperdício de madeira conseguiu montar a primeira viola. Viola esta que apresentava muitas imperfeições, mas, pra começar já estava muito bom.

“Cheguei a fazer mais alguns violões, e com isso descobri que a arte exigia muito mais conhecimento do que eu imaginava, e por conta disso fiquei desanimado e parei com o trabalho por alguns anos, até que um dia eu me deparei com um livro: Toque – Curso completo de violão e guitarra da Rio Gráfica edição de 1982, onde encontrei muitas informações sobre a construção do violão.

Comecei a recolher madeiras, reiniciei o trabalho e cada vez mais pesquisando tudo sobre a feitura do instrumento, tudo foi se encaixando até que eu consegui um bom resultado no meu trabalho”.

Desta forma, a repercussão do trabalho foi crescendo localmente entre amigos, músicos regionais, até alcançar veículos de comunicação maiores, como jornal “A tarde” de Salvador, TVE de Salvador e pelo programa Na carona da TV Bahia, que foi exibido no dia 27/08/2005 às 9:00h. Depois disso, Pedro Santos tem participado de muitos outros eventos no meio artístico, os quais não foram aqui mencionados.

“Atualmente tenho construído violões de 6 e 7 cordas, cavaquinhos, Bandolins e violas caipira, além de violões de aço, de 6 e 12 cordas e também faço pequenos reparos de vez em quando em alguns instrumentos”.

É importante lembrar que para se construir um bom instrumento, é preciso usar madeira de boa qualidade e totalmente seca, de preferência madeira seca há muitos anos e na espessura exata para a montagem de cada instrumento. Sem esses cuidados, jamais alguém conseguirá realizar um bom trabalho.

Email: contato@pedrosantos.com.br
Cel: 77 9 9918-6924 (Vivo)
Fone: 77 3452-0848

ps-logo